Colaboradores

Ana Maria Castelo – Claudia Magalhães Eloy – Henrique Bottura Paiva – José Pereira Gonçalves – Luís Fernando Mendes – Rinaldo Artes – Silvia Maria Schor – Teotonio Costa Rezende

Ana Maria Castelo

Mestre em economia pela FEA / USP, onde também atuou como pesquisadora. Graduação em economia na Universidade Federal do Ceará. Desde 2003 trabalha na FGV em assessoria técnica e consultoria de empresas públicas e privadas, realizando estudos e levantamentos. Desde 2010 é coordenadora de Projetos na Fundação Getulio Vargas/IBRE onde comanda e desenvolve estudos e análises sobre o setor da construção civil. É responsável pela divulgação do INCC-M e da Sondagem da Construção da FGV. Professora da disciplina Economia da Construção no curso de MBA da Construção da FGV.

Claudia Magalhães Eloy

Doutora pela FAU-USP; Mestre em Planejamento Urbano pela Universidade da Pensilvânia; Mestre em Gestão Pública pela UFBA; Graduada em Urbanismo pela UFBA; com especializações em Economia da Construção e Financiamento Imobiliário pela OEB e em Financiamento Habitacional pela Wharton. Trabalha como pesquisadora e consultora com assessoria técnica e estudos desenvolvidos para MCidades; Banco Mundial; Sinduscon; CBIC. Colaborou em estudos da FIPE entre 2009 e 2014. Integrou a equipe do Plano Nacional de Habitação (2007/2008), responsável pela modelagem do financiamento e política de subsídios. Escreve a coluna sobre a América Latina no Housing Finance International Journal.

Henrique Bottura Paiva

Graduado em Ciências Econômicas pela FEA-USP. Mestre em Economia Internacional e do Desenvolvimento pelo Hochschule für Technik und Wirtschaft Berlin, Alemanha (M.A.). Atualmente cursa pós-graduação em economia na UnB. Tem atuado desde 2009 em diversos projetos de pesquisa na área de políticas públicas, com concentração no tema de habitação de interesse popular.

José Pereira Gonçalves

Graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal Fluminense – RJ, com cursos de extensão universitária pela Fundação Getúlio Vargas e Instituto Brasileiro do Mercado de Capitais.
Atuou no Centro Brasileiro de Produtividade e Expansão do Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo – CBPE (1977-1981) e na Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança – ABECIP (1981-2010). Foi Diretor-Presidente da Novasec. Integrou o Conselho Curador do FGTS e o Conselho das Cidades. Vem atuando como consultor no mercado de crédito e securitização.

Luís Fernando Mendes

Economista. Mestre em Economia, Especialista em Engenharia Econômica, Organização Industrial e em Gestão de Tecnologia. Professor e consultor na área econômica e financeira, tendo atuado em instituições financeiras, empresas industriais e comerciais, Governo e em entidades de representação setorial. Atualmente sócio da Solução Treinamento e Consultoria Ltda.

Rinaldo Artes

Doutor, Mestre e Bacharel em Estatística pela USP. Professor do Insper, desde 2001, onde ocupou o cargo de Diretor de pós-graduação stricto sensu e pesquisa entre 2009 e 2012. Foi professor do IME-USP entre 1989 e 2001. Desde 2000 participa de pesquisas sobre a população de rua do município de São Paulo. É membro da Rede de Pesquisadores sobre População de Rua.

Silvia Maria Schor

Teotonio Costa Rezende

Teotonio Costa Rezende é Mestre em Gestão e Estratégia de Negócios e graduado em Economia, Administração de Empresas e Ciências Contábeis.
Atuou por 44 anos no Sistema Financeiro Nacional, 36 destes na área de crédito imobiliário. Foi, por vários anos, Diretor de Habitação de uma das principais instituições financeira do Brasil e, também, por mais de uma década, participou do Conselho Diretor da ABECIP.